- English
- Deutsch
- Português
- Español
- Motores elétricos
Frenagem de motores elétricos
Table of Contents
ToggleFrenagem mecânica
Assim que o motor estiver conectado à tensão, o freío é liberado. Quando o freío é desenergizado, o motor é freado.
Vantagem: Frenagem muito rápida
Desvantagem: Desgaste
Frenagem por contracorrente
A frenagem por contracorrente em motores de indução trifásicos é realizada por troca de duas fases na alimentação. Nesse tipo de frenagem provoca uma inversão do campo magnético do motor. No momento quando o motor para, o contato do monitor de velocidade interrompe a conexão com a alimentação.
Vantagem: Desaceleração muito rápida
Desvantagem: Alto consumo de energia - durante a paragem há um pico da corrente do motor, o que pode provocar perturbações na rede elétrica.
ICorrente de frenagem = V + Vind
. ZBobina
Frenagem por corrente retificada
O estator do motor desligado, mas ainda em rotação, está conectado a uma tensão contínua. O campo magnético de corrente contínua induz tensões e, portanto, causa correntes que têm um efeito de frenagem (=> regra de Lenz, correntes parasitas).
Desvantagem: A energia da frenagem aquece o rotor
Frenagem Regenerativa de Motores de Indução
Se a energia de frenagem for convertida em energia elétrica, a máquina funciona como um gerador durante a frenagem. Se a energia for fornecida à rede elétrica, isso é chamado de frenagem regenerativa.
Os motores assíncronos só podem funcionar como geradores de acordo com este método se a velocidade do rotor for maior que a velocidade do campo magnético rotativo ou se o torque e o campo magnético rotativo tiverem sinais diferentes.
Isso também pode ser do seu interesse: Acionamento elétrico em quatro quadrantes