- English
- Deutsch
- Português
- Español
- Engenharia elétrica – Nossos tópicos
- Transformação Estrela-Triângulo
- Fontes de tensão e de corrente
- Capacitor em Regime CC
- Indutores em circuitos de CC
- Corrente alternada CA
- Indutância Ideal conectada à CA
- Corrente trifásica
- Transformador
- Números complexos
- Diagramas do lugar das raízes para circuitos CA
- Vídeos engenharia elétrica
- Índice Engenharia Elétrica
O que é potência Ativa, Reativa e Aparente?
Uma indutância ideal não tem resistência do fio, ou seja, não tem resistência óhmica. Aqui, a onda de tensão está 90º à frente da onda de corrente.
Se a potência é determinada como produto de tensão e corrente, pode-se ver no diagrama de linha que as partes positivas assim como as negativas da área são iguais. Esta energia oscila entre a carga e a fonte elétrica e, portanto, é chamada de energia reativa QL. A energia reativa é a componente da energia elétrica que não realiza trabalho efetivo.
A potência reativa é medida em VAr (volt ampere reativo): [QL] = VAr
Para a indutor real, a resistência óhmica, ou seja, a resistência do fio, está em série com a resistência indutiva:
Agora está claro que com índutor real temos, além do poder reativo, também poder ativo devido à resistência óhmica. A potência total, que é chamada de potência aparente, pode ser derivada do triângulo de voltagem e resulta de Pitágoras:
Se considerarmos o indutor real como uma ligação em série RL, podemos fazer um diagrama fasorial das tensões. A corrente forma a quantidade elétrica em comum, como em todos os ligações em série. Podemos multiplicar cada lado deste triângulo de voltagem pela corrente I e chegamos a um triângulo congruente, ou seja, igual-ângulo das potências.
O seguinte díagrama de linha mostra o possível curso de tensão, corrente e potência aparente:
Esta potência aparente S é composta de potência ativa e potência reativa e tem seu próprio símbolo de fórmula e unidade:
[S] = VA em palavras: volt-ampere.
O seguinte diagrama de linha mostra o possível curso de tensão, corrente e potência aparente:
Para perceber o que é potência ativa, potência reativa e potência aparente serve fazemos uma analogia engraçada com o copo de chopp: