- English
- Deutsch
- Português
- Español
- Motores elétricos
Home ⇒ Nossos cursos ⇒ Motores elétricos ⇒ Motor de CC ⇒ Controlar motor CC
Controlar o sentido de rotação com uma H-ponte
Table of Contents
ToggleO circuito abaixo mostra a unidade de potência para controlar o sentido de rotação de um motor de corrente contínua. Neste chamado H-ponte os transistores servem como interruptores eletrônicos. Na eletrônica de potência, se usam MOSFETs ou IGBTs para ligar correntes elétricas altas.
Que transistores devem ser ligados para rotação do motor no sentido horário (UA> 0) e motor no sentido anti-horário (UA <0)?
- Por que usar esses diodos nesta H-ponte?
Rotação no sentido horário: V1 und V7 rotação anti-horária: V5 und V3
Esses diodos servem como diodos de roda livre para proteção contra picos de voltagem, que ocorrem quando cargas indutivas são desligadas. Eles também podem fazer um bypass dos transistores se a máquina (que não deve ser chamada de motor agora) estiver operando em modo gerador.
Controlar a velocidade de rotação:
O diagrama de pulsos da voltagem aplicada no motor ilustra o princípio da modulação de largura de pulso PWM (ingl. Pulse With Modulation). O curso do voltagem é grabado por um osciloscópio. Em seguinte voce podes ver como uma velocidade alta e baixa podem ser conseguido:
Parâmetros que descrevem este sinal retangular:
- f = 1 / T f frequência, T duração do período
- Ciclo de trabalho = ti / T
Combinando o princípio da modulação por largura de pulso com a ponte H, a velocidade e o sentido de rotação podem ser controlados simultaneamente:
MOS-FET = Metal–Oxide–Semiconductor Field-Effect Transistor
IGBT = Insulated Gate Bipolar Transistor
PWM `= Pulse Width Modulation