Circuito hidráulico regenerativo

O seguinte circuito hidráulico mostra o chamado circuito regenerativo, que pode ser usado para aumentar a velocidade de extensão de um cilindro sem a necessidade de uma bomba maior. Isso permite que o tempo de ciclo seja realizado e por isso custos operacionais diminuídos.

Com este circuito regenerativo, um curso vazio pode ser conduzido em alta velocidade até que a peça seja realmente encontrada.  Quando o pistão quase alcança a peça de trabalho, ele muda a baixa velocidade.  O truque é a válvula de 3/2 vias, que redireciona o fluxo volumétrico da linha de retorno para o lado de entrada do cilindro. O vídeo seguinte explica como funciona este circuito hidráulico:

Por simplicidade, uma representação esquemática deste circuito regenerativo hidraulico: Isso nos permite derivar fórmulas:

Circuito regenerativo hidráulico

Fig.: O princípio do circuito regenerativo hidráulico

Uma velocidade maior do pistão pode ser obtida com um circuito chamado regenerativo. Somente aplicável a cilindros hidráulicos com haste de pistão em um dos lados.

Princípio: O volume Q2 deslocado no lado da haste é redirecionado para o lado do pistão:

Circuito Hidráulico Regenerativo - Calcular a velocidade do pistão

Circuito Hidráulico Regenerativo - Calcular a velocidade do pistão

A pressão do óleo atua tanto no lado do pistão quanto no lado da haste. No entanto, isto reduz a força resultante do pistão. F1 = p * Ae   F2 = p * A

               =>Fres = F1 – F= p (A1 – A2) = p * Arod


Questões de compreensão:

Por que o pistão pode se estender dentro do circuito diferencial quando a mesma pressão atua no pistão e no lado da haste?

Resposta: Como as áreas nos lados opostos do pistão são desiguais, o lado do pistão do cilindro sempre tem mais força do que o lado da haste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *