- English
- Deutsch
- Português
- Español
- Hidráulico
Home ⇒ Nossos cursos ⇒ Hidráulica ⇒ Leis básicas ⇒ Hidrodinâmica
Hidrodinâmica - Leis, Aplicações e Exercício
Definição de hidrodinâmica:A hidrodinâmica é um ramo da física que lida com o movimento dos líquidos e as forças criadas pelo fluxo do líquido.
Como se pode definir o fluxo de um líquido?
A taxa de fluxo de um líquido é descrita pela o vazão Q. O vazão Q de um líquido é definida como o volume de fluido que atravessa uma dada área de seção transversal por unidade de tempo:
Em unidades do SI (Sistema Internacional), a taxa de fluxo volumétrico tem unidades de metros cúbico por segundo m3/s. Umas das unidades comumente usadas na hidráulica são litros por minuto ou l/min.
O diâmetro de uma linha de óleo ou a velocidade de um cilindro hidráulico depende principalmente da vazão. A fim de calcular estes problemas, derivamos a seguinte equação:
A vazão Q em hidráulica é determinada pela velocidade do fluxo e pela área da seção transversal A: Q = A × v
Equação da Continuidade
Se a seção transversal do tubo for agora reduzida, aplica-se a chamada equação de continuidade. Isto diz que o mesmo volume deve fluir em um tubo com diferentes seções transversais ao mesmo tempo.
Q1 = A1 * v1 e Q2 = A2 * v2
porque Q1 = Q2 => A1 * v1 = A2 * v2
Exemplo: A velocidade de um líquido em um tubo com área de seção transversal de 23 cm2 é 1,7 m/s. Qual é a velocidade em uma constrição da seção transversal de 10 cm2?
v2 = 3,91 m/s